Blocos de Rua

Blocos de Rua

Como mencionado, o Carnaval Carioca não se resume ao desfile! Há blocos, blocos e mais blocos!!! Que acontecem por toda a cidade do Rio de Janeiro, desde de manhã cedinho até ao anoitecer.

É uma multiplicidade de formas de expressão, uma festa democrática, uma liberdade “organizada”, com uma identidade própria. É um fenômeno sociocultural, regado a energia, cores, protesto, sonhos, fantasias, simpatia e amor!

São inúmeros blocos de rua, com vários estilos de música. Desde a marchinha da época da vovó, passando pelo funk carioca, rock, sertanejo, Beatles, mas claro… tudo em ritmo de samba!  E também tem aqueles que são formados tipicamente pelo bairro, e os megablocos, como o Monobloco, Poderosas e Bola Preta, que arrastam multidões nas ruas do Rio de Janeiro.

Para aproveitar ao máximo os blocos de rua em nossa cidade do Rio de Janeiro, vamos te ajudar, disponibilizando a lista da programação dos blocos de rua do Carnaval RJ, com horários e local de desfile. Para poder se organizar e não perder nadinha! Desfrutem e divirtam-se no Carnaval do Rio de Janeiro!!

  1. Agenda de Blocos de Rua do Rio
  2. Agenda Alternativa de Blocos de Rua do Rio

Agenda de Blocos Gays do Rio

carnaval-1

BLOCO DA PRETA

O Bloco da Preta sai às 8h, na Rua Primeiro de Março, no Centro, entre as ruas do Rosário e Buenos Aires. Nos anos passados tivemos artistas como Preta Gil e seu pai Gilberto Gil e atrizes como Fernanda Paes Leme e Carolina Dieckmann.

BLOCO DAS PODEROSAS

O Bloco da Preta sai às 8h, na Rua Primeiro de Março, no Centro, entre as ruas do Rosário e Buenos Aires. Nos anos passados tivemos artistas como Preta Gil e seu pai Gilberto Gil e atrizes como Fernanda Paes Leme e Carolina Dieckmann.

MULHERES DE CHICO

Clássicos de Chico Buarque ganham versões animadas no Mulheres de Chico. O bloco sai da Praia do Leme, perto do Costão. Além de Chico, rolam músicas de cantoras como Chiquinha Gonzaga, Rita Lee e Clara Nunes.

MONOBLOCO

A concentração do Monobloco acontece bem cedo na Rua Primeiro de Março, no Centro, entre as ruas do Rosário e Buenos Aires. Nos anos passados, Pedro Luís foi o anfitrião prestigiado pela cantora Emanuelle Araújo e pela atriz Daniele Suzuki.

SUVACO DE CRISTO

Suvaco do Cristo é um dos blocos mais tradicionais do Rio cuja concentração acontece na Rua Jardim Botânico, esquina com a Rua Faro, no bairro Jardim Botânico. A porta-bandeira Cynthia Howlett é um dos destaques do bloco.

SARGENTO PIMENTA

Rock combina com carnaval? Claro que sim! O Sargento Pimenta homenageia os Beatles e arrasta multidões pelo Aterro do Flamengo, entre o MAM e a Marina da Glória. O repertório traz também músicas de Chico Buarque, Paulinho da Viola e Raul Seixas.

AFROREGGAE

A concentração do Afroreggae rola na esquina das ruas Primeiro de Março e Buenos Aires, no Centro. Uma curiosidade: o espaço cultural do Afroreggae leva o nome do apresentador Luciano Huck.

ORQUESTRA VOADORA

A Orquestra Voadora mistura instrumentos de sopro e percussão, sendo, portanto, um dos blocos mais animados do Rio. A concentração sai do Aterro do Flamengo, altura da Praça Luís de Camões.

SIMPATIA É QUASE AMOR

Sábado de carnaval tem Simpatia é Quase Amor cuja concentração sai da Praça General Osório. Nos anos passados, o bloco teve presenças dos atores Giulia Costa, Brenno Leone e Francisco Vitti.

BLOCO DA FAVORITA

O bloco sai bem cedinho na Av. Avenida Atlântica, em Copacabana, esquina com a Rua Julio de Castilhos. Se tiver o mesmo desempenho dos outros anos, quando o carro-elétrico trouxe as atrizes Isis Valverde, Sheron Menezzes e Leticia Lima, o Bloco da Favorita promete ser um dos mais animados!

CARROSSEL DE EMOÇÕES

O Carrossel de Emoções recria clássicos do funk na Barra da Tijuca, mais precisamente na esquina das avenidas Lúcio Costa e Érico Veríssimo.

CORDÃO DO BOLA PRETA

O Cordão do Bola Preta sai no sábado de carnaval pela manhã na Rua Primeiro de Março, no Centro, entre as ruas do Rosário e Buenos Aires. Prepare-se para cantar: “Quem não chora, não mama. Segura, meu bem, a chupeta. Lugar quente é na cama ou então no Bola Preta.” Apresentações passadas tiveram presenças de Leandra Leal, Maria Rita e Ludmilla.

EMPOLGA ÀS 9

Empolga às 9 recebe esse nome porque sai às 09h da manhã na Av. Atlântica, esquina com a Av. Rainha Elizabeth e já teve a escritora Thalita Rebouças como madrinha.

BANDA DE IPANEMA

A Banda de Ipanema é Patrimônio cultural da cidade do Rio e desfilando há mais de 50 anos. Sua concentração acontece na Rua Jangadeiros, esquina com a Rua Gomes Carneiro.

WhatsApp chat