Carnaval no Rio de Janeiro: tudo o que você precisa saber!

O Carnaval no Rio de Janeiro certamente é um dos mais conhecidos do Brasil e também do mundo inteiro. Afinal, é uma grande festa que envolve foliões de diversos lugares. Foliões que seguem os blocos por todos os cantos da cidade ou vão ao Sambódromo assistir o desfile das Escolas de Samba que trazem as mais renomadas baterias, fantasias e carros alegóricos.

Portanto não é a toa que se trata da maior festa do mundo! Oficialmente o Carnaval do Rio de Janeiro dura cinco dias. Começa no sábado – junto com o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial – e se estende até a quarta-feira de cinzas.

Porém, a festa em si começa semanas antes com os bailes e com os blocos. Preparados para saber tudo o que rola nesses dias de folia? Então, vem com a gente ao longo deste post!

Os tipos de Carnaval no Rio de Janeiro

Basicamente existem três formas de curtir a folia carioca. Confira abaixo quais são elas e descubra qual é a mais ideal e divertida para você:

Desfiles de Escolas de Samba

Ao longo do ano as Escolas de Samba se preparam para competir umas com as outras no desfile. Tal tradição seguida desde o ano de 1984 quando Oscar Niemeyer projetou e concluiu o Sambódromo na Marquês da Sapucaí.

Para desfilar cada escola traz o seu “samba enredo” que é cantado por muitas pessoas, porém conduzido pelo puxador que canta no alto-falante, próximo à bateria.

Também fazem parte do conjunto Mestre Sala e Porta Bandeira. Estes fazem performances ritmadas assim como os passistas que chegam até mesmo a fazer acrobacias com o pandeiro na mão.

Carnaval de Rua

Todo ano, quando o carnaval está por chegar, as datas dos blocos são divulgadas para que todos se preparem para pular bastante! Tanto de manhã quanto a tarde quando a noite grupos de foliões dançam e cantam pela cidade ao ritmo das marchinhas de carnaval.

Alguns blocos são organizados por músicos profissionais enquanto outros ainda são compostos por grupos de amigos que combinam local, dia e horário. Assim dão ao bloco um nome engraçado relacionado à algo que tenha acontecido na cidade, no bairro ou alguma brincadeira que envolva os membros do bloco.

Qualquer pessoa pode se unir à folia! Esta é uma das principais características dos blocos: todos podem se juntar aos foliões e curtir toda a alegria do bloco!

E há blocos para todos os gostos! Desde os que reúnem multidões como Cordão do Bola Preta e Banda de Ipanema até alguns mais tranquilos como Banda do Leme e Os Imóveis e outros que reúnem outros tipos de música como o rock n´ roll de Sargento Pimenta e temas de seriados e desenhos animados na Marcha Nerd.

Bailes de Carnaval

A exemplo dos blocos, há bailes de carnaval que vão de encontro ao gosto e orçamento de todos. Porém, com a diferença de que as fantasias costumam ser mais simples e as festas ocorrem em clubes ao invés das ruas.

Alguns bailes são mais populares como os que ocorrem na Cinelândia sob organização da Prefeitura. Enquanto outros são mais requintados e caros. Como os situados no Hotel Copacabana Palace ou temáticos e exóticos como os do Scala.

Enfim, e você? Já esteve no Carnaval do Rio de Janeiro? Então, deixe um comentário e diga como foi a sua experiência!

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

2021. Todos os direitos reservados – Rio Carnaval Tickets

WhatsApp chat