escolas de samba do rio de janeiro participe

Escolas de Samba do Rio de Janeiro: Conheça quais são e a ordem de desfile em 2023

As escolas de Samba do Rio de Janeiro são extremamente famosas e conhecidas em todo o país, agitando o Sambódromo todos os anos no carnaval.

Algumas mantêm a hegemonia como principais escolas a cada desfile, como Beija-Flor e Mangueira, além de outras tradicionais há muitos anos e que continuam marcando presença nos desfiles de domingo e segunda.

Aqui neste artigo, nós mostraremos um pouco a respeito de todas as escolas de samba do Rio de Janeiro que vão desfilar no grupo especial e qual será a ordem em 2023.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então vamos lá!

 

Sobre as Escolas de Samba do Rio de Janeiro

 

Império Serrano

A Império Serrano é uma escola de samba que tem como origem o Morro da Serrinha, que fica na zona norte do Rio de Janeiro.

A sua sede fica ao lado da estação de trem conhecida como Mercadão de Madureira, no famoso bairro de Madureira, e a escola foi fundada no ano de 1947.

O nome Império Serrano faz referência exatamente ao Morro da Serrinha e suas cores são o verde e o branco, tendo a Coroa Imperial Brasileira como o seu símbolo.

Esta escola de samba é uma das mais tradicionais do Rio, tendo vencido 9 vezes o título do carnaval (1948, 1949, 1950, 1951, 1955, 1956, 1960, 1972, 1982), mas não vence há mais de quatro décadas.

A escola conquistou o título da 2ª divisão em 2022 e volta, em 2023, ao grupo especial do carnaval carioca.

riocarnavaltickets imperio serrano

 

Acadêmicos do Grande Rio

É uma escola de samba que desfila no grupo especial do carnaval do Rio, sendo da cidade de Duque de Caxias, existindo desde 1988.

Ela é a atual campeã do carnaval do Rio, primeiro título vencido na sua história, mas ficou em 2º lugar quatro vezes (2006, 2007, 2010, 2020).

Constantemente, a escola usa a exaltação à região amazônica como tema dos desfiles e dos seus enredos.

riocarnavaltickets grande rio

 

Mocidade Independente de Padre Miguel

A Mocidade Independente é originária do bairro Padre Miguel, daí o seu nome, e tem sede na famosa Avenida Brasil, no Rio.

Ela já conquistou 6 títulos do carnaval do Rio (1979, 1985, 1990, 1991, 1996, 2017) e a 7ª escola em número de vitórias até hoje.

O crescimento da escola a partir dos anos de 1970 está associado ao patrocínio recebido por ela do polêmico bicheiro Castor de Andrade, um grande torcedor da agremiação.

 

Unidos da Tijuca

A Unidos da Tijuca originou-se em diversos morros existentes no bairro da Tijuca e sua sede foi, por muitos anos, no Morro do Borel.

Nos dias atuais, a quadra comercial da escola fica no bairro do Santo Cristo, bem próxima à rodoviária da cidade, a Novo Rio.

A escola conta com quatro títulos de campeã carioca, em 1936, 2010, 2012 e 2014, ou seja, 3 conquistados na última década.

 

Acadêmicos do Salgueiro

Essa é mais uma escola de samba do Rio de Janeiro que é multicampeã do carnaval carioca, uma das mais tradicionais da história.

Ela começou no Morro do Salgueiro e atualmente tem a sua sede no bairro do Andaraí.

A escola, fundada no ano de 1953, venceu 9 títulos do carnaval (1960, 1963, 1965, 1971, 1974, 1975, 1993, 2009), mas já não ganha há algum tempo.

 

Estação Primeira de Mangueira

A Mangueira está entre as mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, sendo muito famosas as suas cores verde e rosa.

Ela é a segunda maior campeã do carnaval carioca, atrás apenas da Portela, contando com 20 títulos em sua prateleira de troféus.

A escola dominou o carnaval do Rio na década de 1980, principalmente, mas nesse século ganhou apenas três vezes (2002, 2016, 2019).

A fundação da escola aconteceu no ano de 1928 no Morro da Mangueira, que dá nome à agremiação, próximo da região onde fica o Maracanã.

A Mangueira foi uma escola inovadora ao longo dos anos, criando uma ala de compositores, incluindo as mulheres, possui uma única marcação, o surdo de primeira, e introduziu, no carnaval brasileiro, a porta-bandeira e o mestre-sala.

 

Paraíso do Tuiuti

O Paraíso do Tuiuti é uma agremiação que teve a sua origem no Morro do Tuiuti, localizado no bairro de São Cristovão.

A sede da escola era próxima ao Campo do São Cristovão, entretanto, neste ano esse local foi modificado.

A escola de samba nunca ganhou um título da divisão especial do Rio, mas foi vice-campeã no ano de 2018.

 

Escola de Samba Portela

A Portela é a escola de samba do Rio de Janeiro com o maior número de títulos do carnaval, tendo as cores famosas azul e branco.

O título mais recente da escola foi no ano de 2017, depois de mais de 30 anos do seu último título nos anos 1990.

A Portela é a única escola a ter vencido um heptacampeonato, nos anos 1940, e um tetracampeonato, nos anos 1950.

Ela é conhecida como Majestade do Samba, sendo uma das 3 escolas fundadoras do carnaval carioca, junto com a Mangueira e a Deixa Falar.

A sua função aconteceu como um bloco de carnaval, que era chamado de Conjunto Oswaldo Cruz, por ter surgido no bairro de mesmo nome, no ano de 1923.

riocarnavaltickets portela

 

Unidos de Vila Isabel

A escola Unidos de Vila Isabel é uma outra escola bastante tradicional do Rio de Janeiro, estando sediada no bairro homônimo, e ela já conquistou 3 títulos, em 1988, 2006 e 2013.

A coroa da Princesa Isabel está presente no brasão da escola, com uma fita azul que tem os iniciais da agremiação, em cima da coroa, e uma clave de sol, a pena de Noel Rosa e um pandeiro na parte de baixo.

 

Imperatriz Leopoldinense

A Imperatriz Leopoldinense é uma escola de samba do carnaval carioca que tem sede no bairro de Ramos, com inauguração do ano de 1959.

O seu fundador foi Amaury Jório com alguns sambistas na zona da Leopoldina, uma referência à Estrada de Ferro Leopoldina, que era uma ferrovia que cortava o atual bairro de Ramos.

A Estrada de Ferro era uma referência à imperatriz brasileira Maria Leopoldina, então a Imperatriz Leopoldinense tem muita história em sua criação e com o Brasil império.

 

Beija-Flor de Nilópolis

É impossível falar em carnaval carioca sem citar a Beija-Flor de Nilópolis, uma das escolas de samba do Rio de Janeiro de maior tradição na história.

São 14 conquistas da escola que fica localizada no município de Nilópolis, mas que participa do carnaval da capital fluminense.

No século, a Beija-Flor conquistou nada menos do que 8 títulos, incluindo um tricampeonato entre 2003 e 2005.

A Beija-Flor fica atrás somente de Mangueira e Portela, suas duas maiores rivais, em relação ao número de títulos.

Entretanto, a escola pode falar que é a maior vencedora dentro da “Era Sambódromo”, que começou em 1984.

Além desses títulos de campeã, a Beija-Flor ainda foi 2º lugar 13 vezes, o que mostra como ela está sempre perto do topo!

 

Unidos do Viradouro

A escola de Samba Unidos do Viradouro ou apenas Viradouro tem origem no bairro do mesmo nome, mas atualmente sua sede fica no bairro do Barreto.

A escola tem dois títulos do grupo especial do carnaval, o último em 2020, mas também venceu as séries de acesso várias vezes.

Apesar de apenas dois campeonatos, é bastante tradicional também no carnaval carioca, cada vez mais presente no grupo mais importante dos desfiles.

riocarnavaltickets viradouro

 

Qual será a ordem do desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro em 2023?

Um dos momentos de maior expectativa para quem ama os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro é saber qual será a ordem.

O sorteio para o carnaval de 2023 foi realizado no início do mês de julho, na Cidade do Samba, e será a escola Império Serrano quem abrirá a festa, enquanto que a Viradouro vai encerrar o desfile.

A ordem e os dias de desfile de cada escola ficaram assim:

  • No domingo, dia 19/02, irão desfilar:
  • Império Serrano
  • Acadêmicos do Grande Rio (escola que é a atual campeã)
  • Mocidade Indep. de Padre Miguel
  • Unidos da Tijuca
  • Acadêmicos do Salgueiro
  • Estação Primeira de Mangueira

Já no dia 20/02, uma segunda-feira, irão desfilar:

  • Paraíso do Tuiuti
  • Portela
  • Unidos de Vila Isabel
  • Imperatriz Leopoldinense
  • Beija-Flor de Nilópolis
  • Unidos do Viradouro

Com os dias e a ordem definida, você poderá programar-se para ir ao Sambódromo no dia em que a sua escola preferida for à passarela ou ainda nos dois dias, sabendo como cada escola irá entrar na avenida.

riocarnavaltickets escolas de samba rio de janeiro

Não Deixe de Participar do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Como você viu, o carnaval do Rio é o maior evento do mundo, por isso há sempre muita expectativa a respeito de quem irá desfilar em que dia no desfile do Grupo Especial.

Neste texto, você conheceu mais sobre cada escola que irá participar do grupo especial em 2023, bem como qual vai ser a ordem de entrada e em que dia cada escola vai à avenida mostrar seu samba-enredo.

Gostou do artigo de hoje sobre as escolas de samba do Rio de Janeiro?

Compartilhar

WhatsApp chat